Vantagens e Desvantagens do acesso Root

Usuários de smartphones Android costumam ficar tentados a realizar o processo de root em seus aparelhos para terem mais liberdade. Neste post iremos falar sobre as Vantagens e os riscos que este processo pode ocasionar. É de extrema importância que você leigo, leia este post antes de sair fazendo root em seu android.

Primeiro vamos aprender o que é Root.

Fazer root significa ganhar acesso à raiz do seu dispositivo. Quando você tira seu smartphone da caixa, por mais que tenha várias coisas que você possa mudar, você só altera o que o fabricante permite. Ao ganhar acesso à raiz você pode modificar o software do dispositivo no nível mais profundo. 
O android já vem com uma proteção contra qualquer tipo de alteração em sua fonte, ou seja, os códigos e comandos que fazem o seu aparelho ligar e funcionar perfeitamente. Isto para que o usuário não venha a estragar seu aparelho sozinho e também para aumentar em 100% a defesa contra vírus. Ao dar o acesso root ao seu android, você remove esta proteção que vem de fábrica, e isto ocasiona na perda de sua garantia e também lhe permite alterar e personalizar o seu android.
Isto exige um pouco de hacking (mais em alguns dispositivos do que em outros), tem uma pequena chance de você estrague completamente seu telefone para sempre e abre as portas para muitos vírus. Mas quer saber? Se você que quer desfrutar da liberdade do android, quer fazer coisas novas com este pequeno dispositivo, remover licença de jogos, fazer backups avançados e modificar totalmente a cara do seu telefone. Digo que vale muito a pena com todas as coisas boas que você ganha. Em outras palavras, o acesso root é para pessoas que não se contentam com o básico, geralmente tem um espírito de Hacker e gostam de se aventurarem no desconhecido. Este guia do Lifehacker (em inglês) pode ajudá-lo.

Conheça agora 9 vantagens do Acesso ROOT. Logo após, indicaremos alguns contras

1. Vários apps

Se você gasta muito tempo na Google Play Store, você sabe que não é difícil encontrar bons apps. Mas se preocupar com os bons quando você pode ter os melhores. Uma vez que você fez root você não só pode conseguir mais apps, mas os apps que você tem acesso podem te levar a lugares mais profundos do cérebro do seu telefone. Em alguns casos você consegue fazer coisas que operadoras, fabricantes e até o Google não querem que você faça. Alguns vão deixar você fazer coisas legalmente questionáveis. Por exemplo, o Network Spoofer usa seu dispositivo para criar uma rede sem fio falsa. Quando seus visitantes entrarem, você pode fazer a imagem que eles vêem se inverter, ou o texto ficar borrado. É uma brincadeira inofensiva, mas claro que pode (mas não deve!) ser usado para roubar senhas e outras coisas nefastas.
Onde você encontra essas pérolas apenas para quem fez root? Vàrios desses apps ainda estão na Google Play Store. O Google é muito mais tranquilo com root do que é a Apple com jailbreak. Alguns apps, como o Tasker, funciona para dispositivos com configuração de fábrica, mas ganham superpoderes depois de fazer root.

2. As últimas atualizações do Android

Droga, por que eu sempre estou três atualizações atrás? Esta deve ser a atualização mais comum dos usuários do Android, já que mais da metade deles não chegou nem ainda ao Ice Cream Sandwich. Entre o Google, operadoras e fabricantes de hardware, tem muitas outras coisas que definem se o seu aparelho vai ou não receber uma atualização. Quem tem tanta paciência?
A comunidade de desenvolvedores de Android, por sua vez, é um grupo hardcore. Eles frequentemente são capazes de colocar um novo OS em um aparelho meses antes da operadora lançar uma versão oficial, e muitas vezes com recursos extras. Uma vez que você fez root, você só precisará encontrar a versão do OS que você quiser (otimizada para seu dispositivo específico), e geralmente é extremamente fácil instalar.

3. Descartando a skin

Entusiastas do Android odeiam as skins que fabricantes usam nos seus dispositivos. Elas são pesadas, feias, desajeitadas ou simplesmente não tão limpas e funcionais quanto o Android stock. Elas também são um dos principais motivos das atualizações demorarem tanto. Você quase sempre fica melhor sem elas.
root2
Então faça root! Assim que fizer, você pode baixar e instalar diversas ROMs customizadas (diferentes versões do firmware do Android). Algumas delas são altamente modificadas e ganham novos recursos, enquanto outras são basicamente o Android puro. Limpar uma skin feia pode ser como tomar um ar fresco.

4. Acabe com o inchaço

Smartphones com Android estão cheios não apenas de skins, mas também de um punhado de apps supérfluos que você não quer e nunca vai usar. Geralmente, eles são apenas coisas que colocam você mais entrincheirado no ecossistema da operadora. A melhor parte? Você não pode removê-los. No Android 4.1 (Jelly Bean), você podedesativá-los para não precisar vê-los, mas eles ainda estão lá, ocupando espaço. Depois de fazer root, você pode usar o Titanium Backup para deletá-los eternamente. Apenas tenha cuidado para não apagar algo que seu Smartphone precise de verdade, ou então vai se arrepender.
5. Melhore a bateria e a velocidade
O seu aparelho tá começando a ficar lento? Ou talvez você esteja com problemas para passar um dia inteiro com apenas uma recarga? Fazer root permite instalar kernels customizados (o software que permite que o sistema converse com o hardware, basicamente) que são otimizados diferentemente. Alguns são feitos para menor consumo de energia, e outros são desenvolvidos para velocidade. Você também pode usar apps como Set CPU, que habilita o overclock ou underclock do processador, e ainda define regras para o uso.
Por exemplo, você pode definir que seu processador use mais poder quando estiver jogando algo que exija mais gráficos, e pode colocá-los para gastar menos energia quando a tela está desligada.

 6. Customização total

O Android já é o sistema móvel mais customizável que temos por aí, o que é um dos grandes trunfos dele, mas se você fizer root no seu dispositivo as coisas ficam ainda melhores. Se você quiser uma mudança completa, pode fazer download de ROMs customizadas que não parecem nem um pouco com o Android.

7. Recursos infinitos

Além de apenas customizar os recursos existentes no seu smartphone, rooting ajuda a colocar todos os tipos de novas bizarrices. E você vai adorá-las.
Quer usar o controle do PlayStation para jogar melhor? Você pode. Quer definir regras para ligações, como quem pode ou não pode ligá-los em certos momentos? Por que não? Talvez sua operadora tenha bloqueado alguns apps, ou um app não está disponível no país que você mora? Existem apps que enganam seu telefone e o Google e fazem acreditar que você está em outra operadora ou lugar. Com medo de se conectar a redes públicas de Wi-Fi? Wi-Fi Protector vai manter seu aparelho seguro de ataques. Ou, você pode colocar a nova câmera do Android 4.2 em um telefone que não tem o Jelly Bean. Acidentalmente deletou algo que não queria apagar?Undelete pode ajudá-lo. As possibilidades são infinitas.

root58. Hotspot Wi-Fi gratuito

Você provavelmente sabe que seu telefone pode fazer a função de hotspot Wi-Fi, permitindo que você mantenha seu laptop (ou tablet, ou qualquer coisa) online em qualquer lugar que tenha conexão de dados. O truque? Muitas operadoras cobram por isso, enquanto outras simplesmente desabilitam a função. Com um dispositivo com root, no entanto, você pode simplesmente baixar oWireless Tether (sim, direto da Google Play Store), criar sua própria rede Wi-Fi criptografada e sua operadora não vai mais ser a mais sábia.
Se você ligar vários dispositivos no seu telefone, só tenha cuidado para não estourar seu limite mensal de banda. Dados são consumidos bem mais rápidos em um laptop.

9. Backup melhorado

Existem apps por aí que meio que fazem backup do seu smartphone, mas geralmente eles aturam na superfície (contatos, imagens, música, etc). Depois de fazer root, você pode ir muito mais além. Pegue o Titanium Backup. Ele não apenas recupera todos os seus apps como também todas as informações contidas nesses apps. Então você está indo muito bem no Temple Run mas quer limpar seu telefone e começar de novo? Use o Titanium para recuperar os dados do app e você conseguirá voltar para onde estava. É uma ótima opção de segurança caso você queira brincar com o cérebro do seu aparelho.
Apesar de todos esses benefícios, só você pode decidir se fazer root é o ideal para você. Para algumas pessoas não vale o tempo e esforço. Para outros, é um enviado de Deus que permite usar os aparelhos de maneira melhor e por muito mais tempo. Se você decidir fazer, leia bastante e tenha certeza de seguir as instruções corretamente. Depois disso, faça o que quiser. O smartphone é seu

Contras
1O root do Android livra o usuário de algumas amarras do sistema (Foto: Reprodução)
Acesso a arquivos de configuração do sistema
O root do Android consiste em permitir que os usuários tenham acesso de administrador ao sistema operacional do sue aparelho. Ou seja, arquivos e configurações que antes eram restritos somente a processos de sistema, ficam livres para serem acessados pelo “superusuário”.
No entanto, o que parece ser excelente no ponto de vista da liberdade, gera um problema: se antes os arquivos fundamentais do sistema ficavam protegidos, agora eles podem ser deletados de forma acidental pelos próprios usuários e comprometerem todo o funcionamento da plataforma.
Usuários que não possuem muito conhecimento a respeito do funcionamento do sistema operacional não devem realizar operações mais avançadas sobre o mesmo. Portanto, se o smartphone for “rootado”, deve-se, então, tomar as devidas precauções para que arquivos do sistema não sejam indevidamente alterados.
CyanogenMod 10 rodando em um Galaxy S3 (Foto: Reprodução/Geeky Gadgets)CyanogenMod é uma das ROMs alternativas mais
famosas (Foto: Reprodução/Geeky Gadgets)
ROMs personalizadas e aplicativos maliciosos
Um dos maiores atrativos em se fazer o root do Android, é a possibilidade de instalar ROMs de terceiros, que muitas vezes são mais atualizadas e possuem mais recursos do que aquelas que acompanham o aparelho originalmente. No entanto, tais versões podem vir embarcadas com aplicativos ou códigos maliciosos.
Uma vez que um aplicativo de uma fonte não confiável tenha liberdade em um Android rootado, ele poderá acessar recursos do dispositivo de forma silenciosa. Por exemplo, o GPS poderá ser ativado e a localização do usuário ser enviada a um destinatário desconhecido, fotos poderão ser capturadas, mensagens serem repassadas, entre várias outras ações executadas sem o consentimento do dono do aparelho.
Devido a estes fatos, é muito importante que o usuário se certifique que está instalando uma ROM ou aplicativo de fontes que sejam confiáveis, ou seja, aquelas que possuam boas recomendações e aceitação por um grande número de usuários.
Perda da garantia
Durante o root pode ocorrer tanto a modificação quanto a criação de novos arquivos no sistema operacional. O que muitos usuários desconhecem é que o processo não é aconselhado pelas fabricantes de celulares, podendo levar a perda da garantia dos dispositivo. Isto porque, uma vez que características fundamentais do sistema são alteradas e possíveis brechas de segurança são expostas, as empresas não podem controlar os danos.
2Superuser é um aplicativo para os Androids com
root (Foto: Reprodução)
O aplicativo Superuser

Na maioria dos processos de root ocorre a instalação do aplicativo Superuser. Tal app age como uma camada de segurança entre o sistema Android e programas de terceiros. Ou seja, quando um aplicativo que estiver sendo executado solicitar privilégios de um superusuário, o Superuser entrará em ação, solicitando ao usuário do dispositivo que conceda ou não o acesso requisitado. Se o aplicativo for de uma fonte conhecida, a opção “lembrar” poderá ser marcada, formando, então, uma lista de aplicativos conhecidos. Porém, é bom lembrar que esta concessão a apps deverá ser dada com bastante precaução, pois softwares desconhecidos poderão ser autorizados sem uma avaliação eficaz, podendo, então, expor brechas de segurança do sistema operacional.
Caso o script que realiza o processo de root não instale o Superuser, é altamente recomendado que o usuário acesse o Google Play e realize o download do mesmo por conta própria.
Ciente dos riscos que se corre para a realização do root, caso o usuário ainda esteja decidido a realizar o desbloqueio do seu Android, pode conferir o tutorial para aprender como fazer o root do Nos posts aqui mesmo do blog.

0 comentários :

Postar um comentário